Central Das Cidades: Cacique Babau é preso pela Polícia Federal

Cacique Babau é preso pela Polícia Federal


As primeiras informações colhidas pela reportagem do Jornal Bahia Online dão conta que durante uma operação da Polícia Federal, ocorrida na madrugada desta quarta-feira (10), teria sido preso Rosilvaldo Ferreira da Silva, o Cacique Babau, líder da comunidade Tupinambá.
Babau é acusado de impor ações violentas da região de Serra do Padeiro e vinha sendo procurado há meses pela PF. Conhecido como "O Lampião Tupinambá", Babau lidera invasões de fazendas no sul da Bahia, com o objetivo de acelerar a demarcação de terras.
A Polícia ainda não confirmou oficialmente a prisão.
Nos últimos meses Babau ganhou a mídia nacional, apresentado como um indivíduo com grande influência sobra a etnia que luta pela demarcação de terras no sul da Bahia. Ele já teria conseguido escapar de diversos cercos da PF e a própria instituição reconheceu que vinha sendo muito dificil capturá-lo. Babau pouco sai da região onde mora e conhece detalhes da topografia da área, condição que, geralmente, lhe facilita a fuga.
No entanto, para o Cimi, a imagem criada na figura da liderança tupinambá não condiz com a realidade.
Manifesto assinado pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi), ligado à Igreja Católica, e aprovado durante o Fórum de Luta por Terra, Trabalho e Cidadania da Região Cacaueira, acusa o movimento contrário à demarcação de terras na região de manter práticas coloniais e discriminatórias contra as populações tradicionais, tentando esconder a sua própria incapacidade de promover desenvolvimento e igualdade social.
Para a Polícia Federal, Babau é um elemento perigoso acusado pela prática de vários crimes. Ele tinha prisão preventiva decretada. Produtores rurais vêem nele, o grande mentor das ações que resultaram na morte de trabalhadores rurais e pequenos produtores na área em conflito, nos últimos meses.
http://www.jornalbahiaonline.com.br/index.asp?noticia=5312

0 comentários:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

* Não é permitido comentários contendo;

"Difamação"
"Racismo"
"Preconceito"
"Palavrões"
ou
coisas do genero.


Obs: Se as regras forem desobedecidas o Comentário será removido.

Dúvidas, sugestões e outros assuntos não relacionados a matéria, tratar pela pagina Contato

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...